Cabelos: as tendências da estação

Já pensou no que pedir ao cabeleireiro na próxima visita ao salão? Para a sorte das mulheres, as tendências do verão 2011 são diversificadas, sem necessidade de mudanças radicais. De forma geral, nesses meses quentes, a moda para os cabelos pede leveza e frescor, o que se traduz em fios mais curtos – para deixar o pescoço livre –, com cores mais claras – contrastando com a pele – e mechas alguns tons acima, para dar aquele aspecto iluminado, de quem está sempre de bem com o sol. Os penteados valorizam cabelos presos, ao passo que acessórios como tiaras, presilhas e lenços – que ficaram na gaveta durante o inverno − voltam a figurar nas cabeças de todas as idades.

"São mudanças sutis de comprimento e finalização do corte", diz Ricardo Cassolari, do salão que leva seu nome, em São Paulo. "A franja tem novos comprimentos, os cortes médios estão em alta e há um perfume de anos 80 no ar", completa.

expert Paulo Cesar Schettini, do salão MG Hair, em São Paulo, concorda e acrescenta: “Entre as tendências de coloração estão os tons naturais, como castanhos e marrons. Luzes e mechas marcadas dão lugar a técnicas sutis, que imitam os efeitos do sol nos fios”.

Tesoura neles!

Um dos cortes mais pedidos do inverno e que vai continuar dominando as tesouras no verão é o chanel. O comprimento acima do ombro tem tudo a ver com calor, em releituras que renovam o estilo. "A nuca vem ainda mais curta, com a frente alongada e franja lateral repicada", diz Cassolari.

Na mesma linha, o curto pixie, popularizado nos anos 60 pela cantora Diana Ross, promete fazer a cabeça das mais ousadas. "Ele é bem curto, com a franja ligeiramente maior na frente, na diagonal. É supertendência", diz Rodrigo Ferreira, do salão Studio W Higienópolis, em São Paulo. Este corte é indicado para rostos ovalados, com queixo mais fino. Mas é perigoso para quem tem nariz pronunciado e maçãs do rosto salientes, que ficam ainda mais em evidência.
O corte pixie é o novo queridinho dos salões, que apostam nos curtíssimos para o verão


As franjas surgem em todos os tamanhos e comprimentos: das mais curtinhas, retas, às laterais, na altura das maçãs do rosto. Mas antes de passar a tesoura, deve-se levar em consideração alguns fatores: rostos arredondados e quadrados não ficam bem com franjinhas curtas. "O ideal para esses tipos de rosto é a franja diagonal, mais longa", diz Ferreira. Isso também vale para quem tem testa pequena.

A franja repicada na diagonal é versátil e suaviza as linhas do rosto    

Reta, esta franja contrasta com o ondulado despojado do corte de inspiração chanel


Os longos, preferência das brasileiras, tendem a encurtar com as altas nos termômetros. Bem repicados, ficam mais práticos e com mais movimento. A franja diagonal ajuda a tirar o excesso de cabelo do rosto.

Tramas modernas

Porém, se você não abre mão do fio longo, aposte nas tranças para sair da mesmice. "Elas vêm com tudo no verão, em várias formas e modelos", afirma Schettini. "Um coque assimétrico com trança fica moderno e serve até para noivas e ocasiões mais formais", diz Ferreira. A dica é preparar o cabelo com ondulação, para facilitar a montagem do coque.

Outra trança bem democrática é a lateral, caidinha e meio desmontada. Fica descontraída e charmosa, além de ser fácil de fazer e cair bem em cabelos finos ou cacheados, com ou sem volume. Já as de raiz exigem mais treino, mas o efeito chique sem muito esforço vale a pena. Quer uma versão ultramoderna? Aposte na trança alta, que começa no cocuruto e desce impecavelmente até a ponta.

Quem prefere algo mais comportado e seguro deve continuar investindo nos coques, clássicos obrigatórios em qualquer estação e ocasião. Nas passarelas internacionais, a novidade são os cabelos repartidos ao meio, com brilho de gel no topo da cabeça.
A trança é um jeito diferente e superatual de prender os fios longos

Novos tons

Uma das sensações da estação é o ombré, um dégradé de cores que mantém o tom natural no topo da cabeça e clareia gradativamente nas pontas. Funciona superbem para cabelos médios ou longos, lisos ou cacheados, de qualquer tonalidade. "Para ficar bonita, a mudança de cor deve ser sutil, não pode formar uma listra", diz Cassolari. Tarefa não muito fácil, sobretudo se considerarmos que as pontas podem ter até seis tons a mais do que a raiz. Uma boa vantagem sobre outras técnicas é o fato de que sua manutenção é fácil e não exige retoques.

sun kissed, ou beijo do sol, é praticamente um clássico do verão e volta com força total. A técnica imita o efeito do sol e combina mechas de três tons similares para criar o efeito desbotado natural.

Estilos em baixa

Em tempos de democracia de estilos, não dá para afirmar que determinado corte está "out" ou que uma cor específica deve ser banida. Mas algumas técnicas já saturadas em outras estações são cada vez menos pedidas nos salões. É o caso das mechas e luzes muito marcadas ou feitas com uma cor apenas. "Para dar naturalidade, usamos três tons de mechas, que não podem ser muito mais claras do que a base do cabelo", diz Cassolari. Entre os cortes, estão na lista negra os fios retos e pesadões, além dos cabelos muito longos.

Escolha o seu estilo

Veja as dicas do expert Phillip Hallawell para escolher a cor e o corte ideais para seu formato de rosto e tipo de pele.
Cores x pele
Há uma regrinha simples para escolher a cor mais indicada para cada tom de pele: a pele quente – aquela que fica dourada ou acobreada quando exposta ao sol – deve optar por cores igualmente quentes. Se for fria – quando exposta escurece para um tom de café, ou só queima, descasca e volta a ser clara, sem nunca segurar a cor –, deve preferir tons frios.
Cortes x formas
  • Rosto redondo: deve privilegiar cortes assimétricos e em camadas, de médios para longos. Os arredondados, como o chanel, deixam o rosto ainda mais largo e arredondado, especialmente se tiver uma franja reta.
  • Rosto retangular ou quadrado: linhas retas endurecem ainda mais as linhas desse tipo de rosto. Opte pela franja diagonal e cortes repicados e em camadas.
  • Rosto em forma de coração ou de triângulo invertido: fica desequilibrado com cortes muito curtos ou cabelo preso. Use o comprimento médio e, se decidir prender, deixe algumas mechas soltas emoldurando o rosto.
  • Rosto oval: o mais versátil de todos, pode usar fios longos ou curtos, retos ou repicados, bem como franjas de todos os tipos.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

 
CARTOESFACILSP @ 2011 - DICAS CABELOS - Design by CARTOESFACILSP